gtag('config', 'AW-11114539588')
top of page

As 10 melhores dicas para tirar seu gato (o felino) do tédio

Foto do escritor: Emily GrigioEmily Grigio

Atualizado: 3 de dez. de 2023

Um manual de como manter seus amigos felinos entretidos e felizes. Dedicado com amor aos catfriends Nala (in memorian), Leo, Paçoca, Granola, Mia, Maia, Lisa Fofinha, Pelúcio, Michuí, Miúda, Smoke, Charlie, Tom, Sansão, Fininho, Penugem e Samara.




Gatos são animais brincalhões e muito astutos, curiosos e ativos que precisam de estímulos para se manterem saudáveis e felizes.  Esteja atento aos sinais: O tédio pode levar a comportamentos indesejados, como arranhar móveis, miar excessivamente ou até mesmo automutilação.


gato derrubando coisas um gato entendiado pode ser um risco que você não quer assumir
Um gato entendiado pode ser um risco que você não quer assumir!

Derrubando as coisas?


Os gatos têm patas sensíveis e gostam de dar tapinhas nas coisas para ver sua reação. Isso é algo que eles também fariam com uma presa. Os gatos também derrubam coisas para chamar nossa atenção. É melhor ignorar o seu gato quando ele estiver envolvido nesta atividade, ou você pode reforçar o comportamento.


Aqui estão 10 dicas da Meu Pet Gringo pra tirar seu gato do tédio:


  1. Ofereça brinquedos variados. 


Ofereça a eles uma variedade de brinquedos para que eles possam se divertir e exercitar. Gatos adoram brincar, e os brinquedos são uma ótima maneira de mantê-los entretidos. Existem brinquedos para gatos de todos os tipos e preços, desde brinquedos simples feitos em casa até brinquedos eletrônicos sofisticados. As útimas tendências em brinquedos para gatos são:



Bolas Inteligentes:


Essas bolas são feitas de silicone e possuem um mecanismo interno que as fazem se mover de forma imprevisível. Com o toque de um botão, a bola acende, emite um ruído que desperta a atenção do seu gato e  entra em movimento  mudando automaticamente de direção ao atingir um obstáculo, graças ao seu sensor inteligente, permitindo que eles persigam a bola e se divirtam horrores. Isso pode ajudar a manter o interesse do seu gato e estimular seus instintos de caça.





Arranhadores


Arranhar é um comportamento natural dos gatos não só para a afiar as unhas, mas também para marcar território, esticar os músculos e a aliviar o stress. Arranhadores satisfazem esse instinto natural do seu gato, poupando seus móveis e cortinas de suas garrinhas afiadas. Os arranhadores com design clean e moderno economizam muito espaço  e trazem conforto visual ao ambiente, contrastando menos com sua decoração do que arranhadores comuns.






Brinquedos de Caça


O achadinho mais bacana é este brinquedinho vibratório projetado para imitar os movimentos de um inseto em fuga. Mesmo quando derrubados, os flip bugs se viram automaticamente e continuam a escapar.





Outras opções


Ratos de pelúcia são um dos brinquedos mais populares para gatos. São fáceis de encontrar e podem ser usadas em uma variedade de jogos. Os túneis são uma ótima maneira de dar ao seu gato um lugar para se esconder e explorar. Eles também podem ser usados para criar jogos de perseguição. Brinquedos de quebra-cabeça desafiam os gatos a resolver problemas para obter uma recompensa, como um petisco ou um brinquedo.

Também é importante considerar o tamanho do brinquedo. O brinquedo deve ser pequeno o suficiente para que o seu gato possa pegá-lo com a boca, mas grande o suficiente para que ele não possa engolir e engasgar.



2. Enriqueça o ambiente do seu gato. 


parede montada para gatos
Todo mundo sonha com uma parede dessas! Até quem não tem gato! Esse tipo de estrutura certamente faz um gato feliz!

Gatos são exploradores natos. Ofereça a eles um ambiente enriquecido com prateleiras, arranhadores, brinquedos e outros objetos para escalar e brincar. Isso ajudará a manter o seu gato ocupado e estimulado. Colocar uma caixa de papelão ou uma caixa de sapato em um lugar alto para que seu gato possa entrar e brincar pode ser uma excelente idéia.



3. Reserve um tempo para brincar com ele. 


Estereotipicamente, os gatos são vistos como mais distantes e independentes do que os cães. Então, você pode achar que não precisa se concentrar em construir um relacionamento com seu gato. No entanto, passar um tempo com seu gato pode levar a um melhor vínculo para toda a vida se você fizer algumas coisas simples, como brincar com ele e observar suas necessidades. Brinque com o seu gato pelo menos 30 minutos por dia. Isso ajudará a gastar a energia dele e a fortalecer o vínculo entre vocês. Caso esteja sem idéias de como fortalecer o vínculo, você pode usar comida e guloseimas até brinquedos como intermediários. As arminhas para arremesso de brinquedos ou varas com com penas. Qualquer coisa que permita que você interaja com seu gato e o mantenha ativo.



4. Deixe a TV ou o rádio ligados quando você estiver fora de casa.


gato assiste tv
Mas será que ele vai assistir? Claro que não, seu bobo! Embora eles às vezes nos enganem direitinho!

Os gatos se divertem com a cor e o movimento mas, embora sejam super inteligentes, eles não têm capacidade cognitiva e de raciocínio para processar imagens e sons em pensamentos complicados. Quando vê um cardeal vermelho voando em um galho de árvore, seu gato não está pensando: "Que lindo pássaro vermelho!" O pensamento dele é mais parecido com "Objeto pequeno! Movimento! Pegar!" De qualquer modo, o som pode ajudar a manter seu gato entretido e oferecer um sentimento de companhia.



5. Catnip: a Erva do Gato


Catnip é uma erva comum de jardim conhecida por sua capacidad e de induzir euforia em gatos. Ela os deixa felizes e animados, mas tem um efeito mais calmante nas pessoas. A erva contém um composto chamado nepetalactona, que se liga a receptores no nariz do gato. Essa ligação desencadeia uma série de respostas, incluindo aumento de atividade, brincadeira e afeto. Catnip não vicia e não tem efeitos colaterais negativos em gatos. É seguro para gatos de todas as idades, incluindo gatinhos e gatas grávidas ou amamentando.


gato cheirando a erva do gato catnip
FELINE FINE: THE BENEFITS OF CATNIP - College of Veterinary Medicine & Biomedical Sciences, Texas A&M University.

Pode ser usado de várias maneiras para entreter e enriquecer a vida do seu gato. Aqui estão algumas ideias:

Polvilhe em brinquedos ou arranhadores para incentiva-lo a brincar e arranhar os objetos.

Coloque erva-dos-gatos em pequenos brinquedos ou saquinhos. Seu gato vai bater, mastigar e se esfregar nesses brinquedos para liberar a nepetalactona.

Cultive a em um pequeno vaso ou no seu jardim. Seu gato vai adorar mordiscar as folhas frescas.

Você também pode encontrar produtos com infusão de erva-de-gato, como sprays, petiscos e travesseiros cheios de erva-de-gato.


6. Tente desafios e recompensas.


gato brincando de caçar
Pronto para dar o bote! O instinto de caça é parte fundamental de um comportamento felino saudável.

Gatos são predadores naturais, e adoram de desafios. Você pode esconder petiscos ou brinquedos com catnip pela casa para que seu gato os encontre com seu faro, quanto mais desafiador o esconderijo, melhor! Você pode até mesmo criar jogos de caça colocando os atrativos em um dos brinquedos interativos que citamos lá em cima.



7. Ofereça um lugar para ele brincar ao sol


O sol não é apenas agradável, mas também pode trazer alguns benefícios à saúde! Embora não precisem de sol para fixar a vitamina D como os humanos, muitos gatos mais velhos sofrem de artrite, que pode causar dor e desconforto nas articulações, especialmente em climas mais frios. Aquecer-se sob o calor do sol pode ajudar a relaxar as articulações e aliviar a dor associada ao reumatismo.


gato tomando sol prateleira janela gato
Todo mundo mundo merece um lugar ao sol... Imagine se "Sua Alteza" não ia querer um?!

Uma cama suspensa para janelas é uma ótima maneira de dar ao seu gato um lugar confortável para se deitar e aproveitar o sol. Você pode construir uma com madeira ou comprar uma pronta. Sempre certifique-se de que seu gato tem a escolha de sair do sol quando quiser! Você não quer que ele fique desidratado.




8. Faça mudanças no ambiente do seu gato. 


Se o ambiente do seu gato está sempre igual, ele pode ficar entediado. Faça pequenas mudanças no ambiente dele de vez em quando, revesando os brinquedos, locais dos arranhadores, mude a rota das prateleiras ou objetos para explorar. Isso vai ajudar a mantê-lo interessado e desafiado.


gato mimado pelo dono
Um bom súdito, hum... quer dizer... gateiro, sempre antecipa as necessidades do seu bichano!


9. Espalhe coçadores pela casa


O gatos adoram se roçar por aí! As escovas coçadoras atendem a esse instinto que se deve a necessidade de marcar território, se coçar, remover pelos soltos e até mesmo aliviar a tensão. Eles costumam se esfregar e rolar sobre as escovas, o que ajuda a liberar hormônios que causam prazer e relaxamento. Além de facilitar sua vida com a escovação que nem sempre é bem recebida pelos bichanos.


escova gato coçador
Você não imagina como isso vai facilitar a sua vida!



10. Leve seu gato pra passear


A gente não vê muito isso por aí, mas levar seu gato para passear pode ser uma ótima maneira de lhe dar exercícios, enriquecimento e a oportunidade de explorar o mundo ao seu redor. No entanto, é importante levar algumas precauções para garantir a segurança do seu gato durante o passeio.


Gato passeando com guia para gato
Assim você também tira esse bumbum preguiçoso do sofá um pouco, não é mesmo???

Gatos pode ser verdadeiros "Houdinis" na habilidade de se contorcer e escapar de lugares estreitos, por isso garanta guias seguras com peiorais dedicados para gatos para evitar surpresas! Comece devagar. Se seu gato nunca foi passeado antes, comece por passeios curtos e aumente gradualmente o tempo e a distância à medida que ele se acostuma. Outra boa dica e adicionar uma bolsa de transporte pra levá-lo até o local de passeio e só então ficar só com a guia.





É importante respeitar o espaço privado do gato


 Pode levar algum tempo para encontrar o que funciona melhor para o seu gato. Seja paciente e continue experimentando diferentes coisas até encontrar o que o deixa feliz e ocupado. Como já estabelecemos, os gatos geralmente gostam da companhia dos humanos. Mas, assim como os humanos, às vezes eles precisam de um pouco de folga. Permitir que eles tenham esse tempo e oferecer espaço para isso pode ajudar a fortalecer seu vínculo.

É importante que a casa tenha espaços para os gatos tirarem uma soneca e ficarem sozinhos. Use um espaço onde os gatos possam se sentir escondidos, mas ainda assim possam ver o ambiente para que saibam o que está acontecendo ao seu redor.

, Designe certas cavernas e cubículos para gatos como zonas ‘proibidas para humanos’ e respeite o espaço do seu gato quando ele estiver neles.”


Cada gato tem uma personalidade. Tente entender do que o seu gato gosta e não gosta. Isso o ajudará a oferecer a ele estímulos que ele realmente vai aproveitar.

Se o seu gato é um arranhador, forneça a ele um arranhador adequado. Isso ajudará a evitar que ele arranhe móveis ou outros objetos da casa.

Se o seu gato é um gato de colo, reserve um tempo todos os dias para acariciá-lo e conversar com ele. Isso ajudará a fortalecer o vínculo entre vocês.

Se o seu gato é um gato ativo, leve-o para passear na coleira ou em uma mochila de transporte. Isso ajudará a gastar a energia dele e a explorar novos ambientes.

Com um pouco de esforço e criatividade, você pode ajudar o seu gato a ter uma vida feliz e saudável, livre de tédio.

 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page