Um guia prático cheio de dicas "sinceronas" para Pais de Pet de primeira viagem!
A partir do momento em que você decide adotar um pet, sua vida muda para sempre. Você se torna responsável por outro serzinho, que vai depender de você para tudo, desde comida e água até amor e carinho. Ser pai de pet é como ter um filho, mas com pelo e quatro patas.
Mas não se preocupe, não é tão difícil quanto parece. Com um pouco de planejamento e dedicação, você vai se tornar um pai de pet exemplar.
Aqui vai um starter pack com tudo o que você precisa saber para se preparar para essa nova jornada:
Habilidades Fundamentais
Paciência: Os pets são seres vivos, e como tal, podem ter comportamentos imprevisíveis. É importante ter paciência para lidar com as birras, os acidentes e as travessuras porque eles vão acontecer!
Responsabilidade: Ter um pet é uma grande responsabilidade. Você precisa estar disposto a cuidar dele por toda a vida, mesmo nos momentos mais difíceis. Um pet com rotina equilibrada, ordem e necessidades supridas não quer guerra com ninguém!
Amor: O amor é o ingrediente principal para uma relação saudável entre um pet e seu dono. Você vai perceber que em um curto intervalo de tempo, seu pet vai estar pronto pra dizer um "eu te amo" sincero! É importante responder a esse amor com respeito e reciprocidade. Acredite, essa vai ser uma das relações mais valiosas que você terá na sua vida!
Conhecimentos Básicos
Cada pet tem suas próprias características, personalidade e necessidades. Se você optar por um animalzinho de raça, pode pesquisar sobre a respeito para antecipar tendências sobre o temperamento esperado, questões genéticas, e dicas sobre como cuidar dele da melhor maneira. Porém é importante entender que cada animal é único, e vai ter suas próprias características! Comprar ou adotar um animalzinho de raça não é garantia de controle. SRD ou com pedigree seu pet deve ser observado, compreendido e cuidado com atenção e respeito a suas características individuais.
Sobre a alimentação do seu pet
A alimentação é um dos pilares da saúde do seu pet. Antes de adotar um bichinho, recite como um mantra: “NEM TUDO O QUE É BOM PARA HUMANOS É BOM PARA PETS”! Isso vale para TUDO, de itens industrializados como o chocolate que extremamente tóxico pros peludos, até alimentos naturais como uvas e abacate que contém substâncias que não são muito bem processadas pelo organismo dos bichinhos e podem gerar mal-estar. Antes de oferecer, pesquise!
As necessidades nutricionais dos bichinhos também mudam com a idade, cães mais musculosos e corpulentos têm uma maior demanda de proteínas e carboidratos, enquanto cães com tendência a ganho de peso ou mais preguiçosos podem ter problemas com a ingestão em excesso desses nutrientes. É importante escolher uma alimentação de qualidade e adequada para a idade e a raça do seu pet, seu veterinário será seu maior aliado nessa escolha.
Cuidados com a saúde do seu pet
É importante levar seu pet ao veterinário regularmente para consultas de rotina e vacinação. Visite o veterinário pelo menos uma vez por ano para um check-up completo. O veterinário irá avaliar a saúde geral do seu pet, verificar se há algum problema de saúde e recomendar as vacinas e vermífugos necessários.
As vacinas são essenciais para proteger o seu pet de doenças graves, como raiva, parvovirose e leptospirose e devem ser aplicadas periodicamente, de acordo com o calendário recomendado pelo veterinário.
Os vermes são parasitas que podem causar uma série de problemas de saúde, como diarreia, perda de peso e anemia. Os vermífugos devem ser administrados de acordo com o calendário recomendado pelo veterinário.
Outro cuidado importante é manter o uso regular de antipulgas! As pulgas são o inimigo número 1 do seu pet, além de uma coceira infernal, elas e também os carrapatos e mosquitos, podem trazer problemas de saúde, como dermatites e até parasitoses que podem ser super perigosas pro seu bichinho.
Não se engane, mesmo animais que não saem de casa PRECISAM ser regularmente vacinados e vermifugados, vírus, bactérias e parasitas são transmitidos de muitas maneiras, como insetos, do solo, e até da água sem tratamento adequado. Não arrisque!
Escolha um veterinário de confiança: Faça uma pesquisa para encontrar um veterinário que seja experiente e que ofereça um atendimento de qualidade.
Estabeleça um cronograma de cuidados: Converse com o seu veterinário sobre o cronograma de cuidados recomendado para o seu pet.
Seja um pai de pet responsável: Leve o seu pet ao veterinário para as consultas de rotina e siga as recomendações do veterinário.
Itens imprescindíveis
Preparar um "enxoval" com antecedência é fundamenal, alguns acessórios são essenciais para o dia a dia do seu pet.
Cama
Uma cama confortável vai fazer toda a diferença, durante o dia você vai ver seu pet derramado no chão por inúmeras vezes, mas garantir um lugar confortável pra que ele possa passar a noite quentinho vai garantir que ele se mantenha saudável e confortável e evitar muitos problemas de coluna quando ele for velhinho.
Mesa
Entre os acessórios mais importantes estão um bom comedouro e bebedouro também são super importantes logo nos primeiros dias. Você pode improvisar com vasilhas ou louças que não use mais, mas garanta que sejam de um material atóxico e seguro pro seu bichinho. Mantenha-os em um lugar acessível, fresco e limpo. Lave regularmente para evitar o acúmulo de resíduos e saliva que acabam nutrindo microrganismos que colocam em risco a saúde do seu pet. Ofereça sempre água limpa e fresca em abudância!
Banho
Produtos de higiene são necessários para manter o seu pet e o ambiente em que ele vive, limpos e saudáveis. Nos primeiros meses de vida NADA DE BANHO! Depois que ele tiver tomado as vacinas e vermífugos, você pode optar por levá-lo ao pet shop, ou cuidar da higiene em casa.
É importante usar shampoos e condicionadores específicos para pet, pois as fórmulas humanas podem ser muito fortes e causar problemas pro seu pet. Uma toalha pra facilitar a secagem, pois deixar seu bichinho secar sozinho pode ser um convite pra fungos e doenças de pele! Durante o banho evite deixar que a água entre nos ouvidos do seu bichinho e depois seque bem essas orelhas pra evitar otites e acúmulo de cera!
Outro cuidado que deve ser tomado regularmente é a higiene bucal! Vai levar um tempo até seu pet aceitar escovar os dentes, muitos nunca se acostumam, mas a maneira mais eficiente de prevenir o tártaro e aquele bafinho do mau ainda é escovação regular! Prefira escovas de tamanho adequado pra boca do seu pet e só use pastas de dente específicas pra pet!
Mantenha as unhas sempre bem aparadas para evitar que se quebrem ou deformem e machuquem seu bichinho. Gatinhos precisam atender ao seu instinto de arranhar, então além do aparador de unhas, você pode oferecer pra ele um arranhador bem bacana pra aliviar o stress.
VAI TER PELO!
A menos que você opte por um sphynx, vai ter pelo mesmo e melhor você já ir se acostumando! Algumas raças soltam mais pelo do que outras, e pasme, as raças de pelo curto soltam mais pelo do que as de pelo longo! De qualquer maneira, a escovação regular dos pelos pode ajudar a eliminar os pelos soltos e evitar que fiquem espalahados pela casa, além de ser um ritual de carinho!
Pet entediado = Trabalho dobrado!
Você também não aguentaria passar o dia inteiro em um lugar que não tem nada pra fazer, certo? Os pets, principalmente bebês, são naturalmente curiosos e precisam de válvulas de escape pra seus instintos de exploração e caça. Um ambiente saudável conta com recursos de entretenimento pra que o seu bichinho se distraia e não passe o dia tentando morder seus móveis ou escalar a cortina! Você pode oferecer brinquedos te diferentes tipos, como mordedores, arranhadores, pelúcias, até mesmo uma boa garrafa pet vazia pode ser um aliado na hora de distrair seu pet e fazê-lo crescer esperto e feliz! Mas só ofereça distrações que estimulem comportamentos que você deseja alimentar!
Passeio
Seu pet precisa se exercitar regularmente e a coleira e a guia são imprescindíveis para sair de casa, pelo menos até que ele esteja bem treinado e vinculado a você. Se adotar um filhote, opte por modelos ajustáveis para acompanhar o crescimento do seu bebê, assim você economiza e mantém o conforto e segurança dele ao longo do tempo. A gente tem um guia completo pra te ajudar a escolher a guia ideal pro porte e personalidade do seu amigão bem AQUI! Os gatinhos têm uma maior dificuldade em se adaptar a guias, então para levá-los ao veterinário, muitos tutores optam por caixas ou bolsas de transporte que são uma verdadeira mão na roda nessas horas.
Dicas Finais
Comece a se preparar com antecedência: Não espere até o último minuto! Comece a pesquisar sobre a raça que você vai adotar, sobre os cuidados necessários e sobre os produtos que você vai precisar.
Ajuste seu ambiente para se adequar as necessidades do seu pet e proprocionar um local saudável e seguro para vocês dois. Isso evitará muitos problemas!
Converse com sua família e amigos: É importante contar com o apoio de sua família e amigos para cuidar do seu pet.
Não se esqueça de se divertir! Ter um pet é uma experiência única e cheia de alegria. Aproveite cada momento!
Com um pouco de planejamento e dedicação, você vai se tornar um pai de pet exemplar. Seu pet vai te amar incondicionalmente e retribuir todo o carinho que você der a ele.
Comments